Destaques

Tamanho da fonte: A | a

Retrospectiva: Comunidade Japonesa

Após trabalhar pela aprovação e, consequentemente, a sanção da Lei que devolveu a titularidade da sede da Associação Japonesa de Santos aos seus legítimos donos – a comunidade nipônica da região – João Paulo Papa permaneceu defendendo os interesses dos milhares de japoneses que residem na Baixada Santista.

Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido, foi ao Japão, em março, a convite do governo daquele país, para conhecer projetos bem empregados e a comunidade de brasileiros que residem na Terra do Sol Nascente. A iniciativa fez parte do programa “Juntos! Intercâmbio Japão-América Latina-Caribe”.

“Durante as agendas de trabalho, tratamos da relação comercial entre os países, assuntos ligados à exportação de alimentos e a troca de tecnologias. Outro ponto importante é a possibilidade da transferência de tecnologias para o setor de redução de perdas de água – o Japão tem expertise neste tema, já que é uma das nações que tem o menor índice de perdas no mundo”, disse Papa.

Depoimento: Marise Harue Hashimoto, presidente da Associação Japonesa de Santos.

“A retomada definitiva da sede da Associação Japonesa de Santos é um acontecimento para a comunidade e vem sendo almejada por muitos anos. Muito obrigada deputado Papa em permitir que futuras gerações possam dar continuidade ao trabalho da preservação, promoção e difusão da cultura japonesa”